
Cats (2019) Episódio 32 de Patalliro
Notas:
Pelo que entendi do áudio em japonês, Patalliro diz que “gatos já seguram koban”. Ele provavelmente fez uma referência às estatuetas Maneki Neko, os gatos da sorte, que servem para atrair dinheiro e boa sorte. Essas estátuas sempre representam um gatinho acenando com uma pata e segurando um koban, essa moeda oval usada no período Edo.
O Tamanegi chama Patalliro de Shibiya (シビア) (bruto,severo, sem coração, etc.) Patalliro entende “Shibuya” e diz preferir Shinjuku (distritos de Tóquio). Os dois conversam sobre várias regiões de Tóquio.
Nesse episódio, houve uma série de referências a personagens fictícios e celebridades da época. Eu fiz o possível pra identificar o máximo deles, mas alguns ficaram de fora. Vai aí a lista dos que consegui identificar:
Momotaro Zamurai – Livro que deu origem a várias novelas de época.
Detetive Columbo – Protagonista de um seriado policial americano dos anos 70.
Nekoma Tengu – Referência ao capítulo 4 do próprio mangá de Patalliro, em que Patalliro interpreta esse personagem (acho que é um ninja…?)
Ultraman – personagem de Tokusatsu.
Takigawa Take – talvez um personagem de Tokusatsu, também.
Go Hiromi – Idol japonês.
Chiyo – suponho que seja alguma idol japonesa, ou cantora de enka, mas realmente não consegui descobrir o nome exato dela. (É provável que seja a Okumura Chiyo, não sei.)
Lum – Personagem de Urusei Yatsura, mangá de Rumiko Takahashi.
Arale – Personagem de Dr. Slump, mangá de Akira Toriyama.